Meio século de debates e muito ainda a ser feito

icon user Conexão ILALI
icon calendar 07/06/2022
Meio século de debates e muito ainda a ser feito

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05/06 em referência à conferência de Estocolmo ocorrida entre 05 e 16 de junho de 1972. Esse foi o primeiro grande encontro internacional com representantes de diversas nações para discutir os problemas ambientais e simboliza um marco por completar 50 anos de sua ocorrência.

Após este encontro houve outros como a Rio 92, que aconteceu em 1992; a Rio+10 em 2002; a Rio +20 em 2012. Importantes tratados internacionais que visaram reunir os líderes mundiais para o debate do desenvolvimento socioeconômico, da preservação ambiental o do uso consciente de recursos naturais.

Meio século de debates, muita coisa a ser feita e uma necessária reflexão do que precisamos alcançar globalmente para a integração dos povos, regeneração da nossa Casa Comum e redução das desigualdades sociais.

O Centro ilAli, através da sua proposta de realizar experiências para o desenvolvimento humano alinhado à Ecologia Integral, impulsiona este cuidado com o meio ambiente, promovendo uma sociedade mais justa na formação de uma nova cultura planetária para o Desenvolvimento Sustentável.

A encíclica Laudato si, escrita pelo Papa Francisco em 2015, tão bem nos alerta: “Não se aprendeu a lição da crise financeira mundial e, muito lentamente, se aprende a lição do deterioramento ambiental. Em alguns círculos, defende-se que a economia atual e a tecnologia resolverão todos os problemas ambientais, da fome e da miséria no mundo serão resolvidos simplesmente com o crescimento do mercado. Aqueles que não afirmam em palavras, defendem com fatos, quando parece não se preocupar com o justo nível de produção, uma melhor distribuição da riqueza, um cuidado responsável do meio ambiente ou os direitos das gerações futuras”.

    Exibindo 0 avaliações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por enviar seu comentário!