Introdução
Conexão ILALI
17/04/2020
[vc_row][vc_column][vc_column_text]Acompanhe conosco sete aspectos de nossa existência que estavam esquecidos, mas ainda é tempo de recuperar. Assista, comente e compartilhe.
REENCONTRO COM O NÚCLEO DE NOSSA EXISTÊNCIA EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS
A pandemia nos impôs a suspensão da vida social. Em pouco tempo, palavras caíram em desuso, tais como: alargar, expandir, crescer, consumir, fazer, aparecer, ir programar, festejar, encontrar, marcar. Outras, outrora em desuso ou esquecidas, tomaram conta do nosso vocabulário, como: declinar, suspender, recolher, cancelar, restringir, reduzir, limitar, adiar, encolher.
O toque de recolher nos pegou de surpresa. Recebemos a ordem dada pelo diretor do grande teatro: saiam de cena; deixem o palco; apaguem as luzes; o show acabou! Ou então, a voz da mãe brava que interrompe uma brincadeira que já extrapolou no horário, e diz: volte já para casa!
[video width="1280" height="720" mp4="https://ilali.com.br/wp-content/uploads/2020/06/ReencontroINTRODUCAO.mp4"][/video]
aaa
Não nos restou outra saída a não ser obedecer.
Mas, ir para onde? Para Casa? Mas qual Casa? A sua! A minha.
Abro aqui um parêntese considerável, pois nada que será dito após essa pausa, se aplica aos brasileiros e brasileiras, que vivem nas ruas. Não há dados atualizados, mas os números aqui não importam. Podem ser 10, mil ou milhares que o problema continua existindo.
Portanto, a reflexão não cabe para “os sem casa”, mas para nós, que temos, indiretamente, responsabilidade sobre eles. No mínimo temos que nos perguntar: que tipo de processos de produção e consumo operamos e que tipo de organização social legitimamos e que leva a produção desse “resíduo social” ou “sobra humana”?
O que há de errado com nossas políticas e uso do dinheiro público que não dão conta de atender, incluir e oferecer dignidade mínima a essas pessoas?
Nossos dilemas e nossos problemas ficam pequenos e insignificantes quando nos demos conta quão distante estamos de uma fraternidade universal. Não podemos dizer que somos todos irmãos, enquanto tantos ainda precisam dormir no chão; não tem a privacidade de um banheiro e nem um café quente ao acordar, o básico para alguém se sentir digno. Essa realidade, por si só, já nos desmonta e retira de nós toda pretensão de sermos arautos da justiça, da bondade, da compaixão ou da misericórdia. Ao contrário, nos coloca em nossa devida insignificância e nos interpela: ainda temos muito por fazer. Dito isso, prossigamos.
#CasaComum
#CommomHome
#EcologiaIntegral
#IntegralEcology
#PactoEducativoGlobal
#PactoEducativoGlobalBrasil
#GlobalEducationPact
#AgenteTransformador
#CentroDeTransformação
#DesenvolvimentoSustentável
#Sustentabilidade
#SustentabilidadeCriativa
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]