O quanto um momento de integração em meio à natureza, com colegas de trabalho, pode nos aproximar da Ecologia Integral?
Acreditamos na mudança do olhar e da respiração coletiva ao nos sentirmos pertencentes do todo. Uma vivência pode ser capaz de gerar memórias afetivas, contribuir para o bem-estar, fortalecer a amizade, a vivência da espiritualidade e a consciência com a nossa casa comum.
Esta foi a proposta vivenciada pela equipe da Cúria Provincial da Sociedade Inteligência e Coração – SIC, no Centro Ilali dia 25 de abril. Foi o início de uma semana com uma proposta diferente: um tempo de contemplar a criação divina, colher frutas no pomar, verduras na horta, cozinhar e almoçar juntos.
O encontro foi conduzido pelo Frei Eustáquio e pelo Frei Paulinho da Cúria da SIC com muita leveza e alegria. Todas as tarefas foram divididas: desde colher frutas para fazer suco até a organização da cozinha e dos espaços no final do dia. Na programação teve lanche partilhado, pois "a partilha de alimentos produz vida, cria laços fraternos, transforma a sociedade", como citado pelo Papa Francisco. Também teve alongamento e trilha na mata e um almoço super descontraído que envolveu toda a equipe na preparação da refeição.
A proposta é promover, periodicamente, a integração dos colaboradores reunindo pequenos grupos em momentos muito especiais, capazes de gerar memórias afetivas, contribuindo ainda com o bem-estar e a produtividade de todos. A partir de agora, mais vivências da espiritualidade agostiniana e o fortalecimento da amizade entre colegas passam a ter um ponto de encontro, o Centro ilAli e a sua conexão com a Ecologia Integral.