A atividade fez parte do projeto interdisciplinar: “A sustentabilidade e as relações de pertencimento à cidade”
Na manhã do dia 24 de maio de 2022, os alunos do 9° ano do Colégio Santo Agostinho - Belo Horizonte estiveram no Centro ilAli com os professores Bráulio e Wesley para fazerem o reconhecimento do local como um espaço de preservação ambiental. A visita fez parte do projeto interdisciplinar, “A sustentabilidade e as relações de pertencimento à cidade”, que trabalha os ODS’s – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A turma do 9° ano trabalhou o ODS 15 que se refere à Vida Terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Ecologia integral na prática
A visita permitiu aos alunos conhecerem as mudas de ipês, uvaia, paineira que ficam na estufa e neste momento puderam saber um pouco mais sobre as espécies de árvores que o ilAli abriga. Houve uma caminhada pela trilha do riacho, onde fizeram uma imersão na natureza e puderam perceber sons, aromas, a fauna e flora deste caminho. Além disso, foi feito um plantio simbólico, momento em que os alunos trabalharam em equipe e fizeram o berço para receber duas mudas de árvores.
A reaproximação com a natureza e com o próximo permite vivenciar a ecologia integral na prática. Com a inserção dessas experiências no contexto pedagógico, é possível ampliar a visão dos alunos para o ambiente no qual estão inseridos e trazer a noção de pertencimento e cuidado com a Casa Comum.
Plantio simbólico
No momento do plantio, os alunos puderam ter conceitos disciplinares aplicados na prática. Um aluno associou o conceito matemático de volume ao berço onde estava sendo plantada a árvore e, prontamente, o Professor Bráulio respondeu à questão chamando a atenção dos outros alunos para fórmula matemática que dá solução à questão.
O Líder de Campo do ilAli, Mateus Gomes, explicou aos alunos sobre a compostagem e de onde vem os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas. Foi uma verdadeira aula prática de química com a demonstração da importância do Nitrogênio, Fósforo e Potássio como elementos que serão consumidos pelas plantas, para se desenvolverem fortes e saudáveis. E assim uma manhã se fez nutrida de conhecimento e de saberes entre jovens e natureza, marcando um momento precioso do desenvolvimento deles e do futuro planetário.